Palmela

Palmela | Uma viagem até à Idade do Ferro (C/Fotos)

História é a palavra que transborda tanto no conceito da viagem aos castros do norte de Portugal como pela cultura das gentes de Palmela que, durantes os dias 21, 22 e 23 de outubro, aventuraram-se numa viagem enriquecedora guiada pelo Professor Doutor Francisco Reimão Queiroga, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta atividade, realizada no âmbito do Dia dos Castelos, contou com uma palestra, no dia 21, que deu as ferramentas essenciais para os viajantes poderem observar, com conhecimento prévio, os castros e todos os significados que estavam por detrás desta civilização da Idade do Ferro.

Posto o conhecimento em dia foi altura de viajar ao norte no dia 22, nomeadamente para Esposende, onde foi efetuada a reposição de energias com um almoço e também onde foi possível olhar com atenção e admirar o Castro de S. Lourenço.

Em seguida foi altura de remar para Guimarães, aqui os viajantes de Palmela tiveram a oportunidade de passar algum tempo na cidade e de visitar aquele que é conhecido como o berço de Portugal. A cidade também serviu de dormida aos exploradores de castros que, por inconveniências temporais, não puderam visitar a Citânia de Sanfins, o que levou o grupo a ficar mais algum tempo do dia 23 em Guimarães, no qual foi visitado o Castelo e os Paços do Duque.

A viagem continuou até Penafiel, onde o gigantesco Castro de Monte Mozinho recebeu os turistas de Palmela numa sessão esclarecedora por parte do Professor Francisco Romão Queiroga acompanhada por vento e chuva.

Após vários quilómetros de viagens chegou a altura de voltar para Palmela, que, apesar de não ser um castro, tem uma história, uma cultura e uma antiguidade únicas.

A aventura também contou com a presença e organização da responsável pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, Isabel Fernandes e a responsável do Departamento do Património Cultural do Município de Palmela, Anabela Tavares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *