Parceiros
DestaqueDistritoPalmelaSesimbraSetúbal

Palmela, Sesimbra e Setúbal vão testar a European City Calculator

- publicidade -

Sesimbra, Palmela e Setúbal foram os municípios portugueses escolhidos para testar o European City Calculator, uma ferramenta que pretende capacitar os municípios com medidas para promover o processo de descarbonização.

No âmbito do projeto EUCityCalc, a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida é a única parceira portuguesa, financiada pelo Horizonte2020.

Actuando sob um princípio semelhante à European Calculator, que modela cenários a nível europeu e nacional a partir das emissões de gases com efeitos de estufa, a European City Calculator surge como uma adaptação à escala local.

É um instrumento que pretende fornecer aos municípios uma visão sectorial e auxiliá-los no planeamento e na implementação de roteiros e cenários detalhados para a transição climática.

Coordenado pela Energy Cities e financiado pelo Horizonte 2020, o projecto EUCityCalc irá testar esta ferramenta de modelação em dez municípios europeus de pequena e média dimensão, três dos quais portugueses.

A par de Palmela, Sesimbra e Setúbal, irão também participar Riga (Letónia), Dijon Métropole (França), Mantova (Itália), Zdar (Chéquia), Koprivnica, Varazdin e Virovitica (Croácia).

A ENA, enquanto parceira do consórcio europeu responsável pelo desenvolvimento do projecto, irá mapear os parceiros locais potencialmente interessantes nos municípios-piloto, criar grupos de trabalho com especialistas em distintas áreas, implementar o processo de co-criação de cenários políticos e percursos de transição para a neutralidade climática nos municípios envolvidos e construir um guia para integrar estes percursos e cenários políticos nos SECAPs (Planos de Acção para a Sustentabilidade Energética e Climática).


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário