Distrito de SetúbalPalmela

Palmela | Saramago patente em exposição no Pinhal Novo até final de outubro

Uma Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de José Saramago, denominada “Voltar aos Passos que Foram Dados”, vai estar patente até dia 31 de outubro, no Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo – Rui Guerreiro.

A inauguração desta exposição decorreu no primeiro dia do mês de outubro, com a presença de “técnicas/os e eleitas/os municipais e representantes da Fundação José Saramago e abriu com poesia, a palavra dita do autor”, informa comunicado enviado pelo município.

“Celebrá-lo é valorizar o retrato que nos deixou do Portugal do século XX, sublinhar a importância reflexiva e inquietante da sua obra na literatura universal e é, sobretudo, honrar e perpetuar os valores que pautaram a sua vida”, disse Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, durante o seu discurso, acrescentado a recordação das várias iniciativas municipais realizadas até ao momento, e também as programadas até ao final do ano, em homenagem a Saramago.

A cerimónia inaugural terminou com a visita guiada à exposição, que está “estruturada em 15 painéis e 5 temas: Saramago, a Obra, A Formação do Escritor, O Tempo da Estátua, O Tempo da Pedra e Saramago, Escritor Universal – por Sérgio Letria, Diretor da Fundação José Saramago”.

Todos os visitantes poderão encontrar, numa “seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria”, uma “panorâmica da vida e obra de Saramago”, com o “encontrar ou reencontrar “de todo o “legado cultural e cívico do escritor”.

A autarquia, responsável pela exposição com o apoio da Fundação José Saramago, informa ainda que o nome desta exposição é “inspirado na frase que o Nobel da Literatura diz no final de “Viagem a Portugal”: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.

A visita é de entrada livre e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *