Palmela

Palmela | Retorno das Festas da Escudeira iluminam Vale de Barris

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Escudeira regressaram este fim-de-semana, de 12 a 15 de agosto, na Quinta da Escudeira, em Vale de Barris.

A festividade começou na passada sexta-feira, perto das 21h, com a inauguração e receção dos presentes, pelos representantes municipais e de freguesias, com um brinde em forma de saudação à padroeira. Seguiu-se nesta primeira noite o arraial, com abertura da quermesse, e música.

Ontem, sábado, decorreu a típica “Cavalhada à Antiga Portuguesa”, onde os concorrentes inscritos, com os seus cavalos, desfilaram em procissão. À semelhança da noite anterior, também a que se seguiu foi deleitada com baile, animação e espetáculos.

Hoje, naquele que é o penúltimo dia de festas, às 18h45, existirá uma concentração de peregrinos no recinto da festa, seguindo-se uma missa nesse mesmo local. Continua, depois, a animação noturna, até de madrugada.

No último dia, amanhã, segunda-feira, dia 15 de agosto, vai rezar-se o terço em honra da Nossa Senhora da Escudeira e segue-se para a última noite deste evento que retornou para cumprir a tradição.

Estas festas são realizadas desde, aproximadamente, 1750 [data da construção da Capela] e são das mais antigas do concelho de Palmela, num ato de devoção dos populares à santa padroeira. A Capela da Escudeira está localizada na vertente a norte da serra de São Luís [Vale dos Barris, em Palmela] e invoca Nossa Senhora da Conceição.

A organização coube à Associação de Festas em Honra de Nossa Senhora da Escudeira, presididas pela D. Ercília, com o apoio do Município de Palmela e da Junta de Freguesia de Palmela.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *