Palmela

Palmela quer preservar a raça saloia

A Câmara Municipal de Palmela e a ARCOLSA tem em curso um programa de adoção de ovelhas saloias, o programa tem como principal objetivo preservar a raça

Há muitos de nós que não conhecemos as várias raças de ovelhas, ao existirem crianças que pensam muitas das vezes que o leite ou o queijo não são produzidos de matéria animal, como as vacas, ovelhas ou cabras, a inocência dos mais pequenos dita que esses produtos são provenientes dos supermercados, mas a grande realidade é que são produzidos por espécies como a ovelha saloia. 

A ovelha saloia é uma raça ovina portuguesa originária da região da Saloia, situada na área metropolitana de Lisboa, uma raça rústica, adaptada às condições de pastoreio extensivo e produção de leite em sistemas tradicionais.  

Em Palmela, a raça foi trazida para as encostas da Serra da Arrábida, mais propriamente para Vale de Barris, e ali ficaram desde outros tempos. As saloias são de tamanho médio com uma pelagem branca e espessa. 

Atualmente é uma raça autóctone importante na preservação da biodiversidade e na promoção da agricultura sustentável. Nesta região existe um projeto interessante para a sua preservação, um programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e a ARCOLSA — Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, designado “Adote uma Saloia”.  

Este programa foi desenvolvido depois de a saloia estar a desaparecer da região, e o objetivo é o combate à extinção desta raça. O “Adote uma Saloia” é um projeto de apadrinhamento de um dos animais disponíveis, com o pagamento de uma cota anual é possível a preservação da Raça Saloia. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *