CulturaPalmela

Palmela | Queima do Judas de volta às ruas da vila

A Queima do Judas vai regressar este ano às ruas do Centro Histórico de Palmela, a 16 de abril, a partir das 21h30.

Depois de dois anos em que a situação pandémica impediu a realização deste ritual em formato presencial, a iniciativa volta agora a realizar-se nos moldes tradicionais, com a participação de 12 grupos.

O percurso tem início com os Bardoada – Grupo do Sarrafo, passando pelo Largo dos Loureiros (Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”), Largo do Município (Grupo de Teatro As Avozinhas/Associação FIAR), Praça Duque de Palmela (Associação Escoteiros de Portugal – Grupo 40), Largo D. Afonso Henriques (ATA – Acção Teatral Artimanha), Largo D. João I (Associação de Idosos de Palmela), Largo do Mercado (Associação Teatro Sem Dono), entroncamento entre a Rua Hermenegildo Capelo e a Rua Heliodoro Salgado (Moto Clube de Palmela), Largo do Marquês de Pombal (Associação Juvenil INdiferentes), Largo Passo da Formiga (Sociedade Filarmónica Humanitária) e Largo de S. João (Associação Teatro da Vila).

À chegada ao Largo, a noite termina com um momento de convívio, com serviço de bar assegurado pelo Grupo Coral “Ausentes do Alentejo” e um espetáculo final com fogo-de-artifício, com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários de Palmela.

A Queima do Judas é organizada pela Câmara Municipal de Palmela com os Grupos de Teatro e o Movimento Associativo do concelho.

Lembre-se que a iniciativa Queima do Judas, é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, recuperado em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro.

Todos os anos, envolve centenas de participantes, num percurso pelas ruas do Centro Histórico de Palmela, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa).

Passados 27 anos, esta iniciativa não só se manteve no calendário cultural do concelho, como registou uma cada vez maior adesão, quer de grupos participantes, quer de público.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *