Palmela

Palmela | Oliveira centenária será plantada no Pinhal Novo a assinalar Dia da Palestina

Uma oliveira centenária será plantada no Pinhal Novo, Palmela, no próximo dia 29 de Novembro, assinalando o Dia da Palestina, anunciou Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal durante a reunião pública do executivo desta quarta-feira.  

“Vamos contar com a presença da missão diplomática da Palestina, no Jardim José Maria dos Santos, no Pinhal Novo no dia 29 para a plantação de uma oliveira centenária, uma árvore com grande significado, não apenas para a Paz e para o povo da Palestina”, referiu o autarca.

“Será uma sessão para a qual todos estão convidados e em que todos vão poder questionar o que entenderem a quem representa um Estado que tem sido amputado na sua autodeterminação e no seu território.”

A informação foi dada após a apresentação e aprovação, por unanimidade, da moção ‘Pela Paz e Autodeterminação do Povo Palestiniano’, apresentada pela CDU e lida por Álvaro Amaro, que frisa a necessidade do imediato cessar-fogo, a entrega dos reféns pelo HAMAS, e a luta pela Paz.

O tema levou a várias declarações dos vereadores, com Pedro Taleço (PS) a concordar com o texto desta, mas com o vereador Paulo Ribeiro (PSD) a achar que “a moção inquina ligeiramente para uma das partes, mas não me surpreende. Mas ainda assim é importante dizer que esta guerra se iniciou há cerca de um mês após o ataque de um grupo terrorista, mas temos de reconhecer que o poder que está em Israel entrou numa posição de radicalismo que não podemos tolerar. Não podemos combater a barbárie com outra barbárie.”

Já o vereador Carlos Sousa (Independente) recordou as palavras do Papa Francisco disse recentemente na reunião mantida com familiares dos reféns “que deixou de ser uma guerra contra o HAMAS e passou a actos de terrorismo. E a morte de milhares de pessoas em Gaza, exige que se avance com um acordo de paz o mais rapidamente possível.”

Álvaro Amaro congratulou-se “com o facto de continuarmos unidos nesta posição, não é a primeira vez”, e relembrou que “em anos anteriores aproximando-se o Dia da Palestina, têm sido aprovadas moções semelhantes, por unanimidade, contra uma ocupação que existe há dezenas de anos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *