AgendaCulturaDistritosPalmelaTurismo

PALMELA – Igreja de São Pedro recebe a tradicional Bênção das Fogaças

Janeiro é sinónimo de Fogaça de Palmela, durante o mês são vários os fins de semana em que a restauração do concelho vai ter nas suas ementas a tradicional Fogaça. Para além da degustação, janeiro também é mês de se cumprir a tradição da Bênção da Fogaça.

Confrades da Confraria Gastronómica de Palmela

A Confraria Gastronómica de Palmela vai promover no próximo dia 15 de janeiro a tradicional Bênção da Fogaça de Palmela, a cerimónia que vai decorrer na Igreja de São Pedro, em Palmela, vai contar com vários participantes que vão fazer as suas fogaças para depois nesse dia serem benzidas pelo pároco local.

A tradição já se cumpre em Palmela há já 10 anos pela Confraria Gastrónomica, segundo Nuno Gil, presidente da confraria, a bênção não se fazia há mais de 30 a 40 anos, retomando a sua originalidade através de testemunhos que a confraria realizou junto dos mais antigos.

Dia 14 de janeiro é a data em que se celebra o Dia de Santo Amaro e nessa data as Fogaças de Palmela, o biscoito típico da vila era preparado e oferecido ao santo como promessa. A típica Fogaça de Palmela com um toque aromático proveniente da erva doce e canela também se apresenta com várias formas devido às promessas que os populares realizam na altura. A Confraria Gastronómica de Palmela prepara também vários cestos de fogaças para que nesse dia sejam adquiridas por um valor simbólico e que irá ser oferecido à Igreja de Palmela.

A iniciativa inicia-se pelas 18:00 do próximo dia 15 de janeiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *