Distrito de SetúbalPalmela

Palmela encerra ciclo 2020 das ‘semanas descentralizadas’

Câmara de Palmela terminou Ciclo das Semanas de Freguesia 2020

O Ciclo das Semanas de Freguesia 2020 fechou com uma ação realizada na freguesia de Palmela, num formato mais restrito, adaptado ao contexto de pandemia.

A Semana da Freguesia de Palmela teve início dia 14, segunda-feira, com a realização de reuniões entre o executivo e diversos serviços municipais, com o objetivo de fazer pontos de situação dos trabalhos em curso.

Dia 15, terça-feira, realizou-se uma visita de trabalho à intervenção estrutural nas encostas do Castelo de Palmela, obra com conclusão prevista para outubro, e visitas para verificar os avanços da criação de percursos acessíveis no interior do castelo (Candidatura CAFA – Castelos e Fortalezas da Arrábida), que vão permitir, em breve, a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e colocar o Castelo de Palmela na rota do turismo acessível, reforçando as suas potencialidades turísticas.

Naquele espaço, foi, ainda, possível ter contacto com os trabalhos de natureza arqueológica e antropológica que se estão a realizar na necrópole encontrada à entrada da Igreja de Santa Maria. Trabalhos que, no futuro, motivarão a realização de seminários e uma exposição sobre o tema, considerando a importância dos achados.

Dia 15, terça-feira, foi, ainda, realizada uma reunião entre os Executivos da Câmara Municipal e Junta de Freguesia em que o reforço da limpeza urbana foi um dos temas abordados, prevendo-se que, no futuro, esta competência seja descentralizada para a Junta de Freguesia, tal como consensualizado entre as partes.

Os espaços verdes, nomeadamente, o Jardim Joaquim José Carvalho, na vila de Palmela, foi outro dos assuntos em destaque, a par do trabalho que a junta de freguesia tem realizado ao nível do apoio social a famílias carenciadas, num período em que as necessidades cresceram de forma exponencial.

No centro histórico, constatou-se a necessidade de continuar a trabalhar na melhoria das calçadas, nomeadamente no Beco da Estrela, Rua Simões e Escadinhas da Boavista, tendo em conta a sua utilização por pessoas  idosas e com dificuldade de mobilidade.

No âmbito da rede viária, procedeu-se à análise de situações de trânsito e estacionamento. O executivo municipal informou que já se encontram a ser asfaltadas as Ruas do Lagar e Florbela Espanca, na Volta da Pedra; e a Rua António Roldão, no limite com a Freguesia de Poceirão. Em estudo prévio encontra-se o asfaltamento da Rua Joaquim Maria Afonso, no Lau, e da Rua José Luís da Silva Camolas, em Palmela.

Na ocasião, a Câmara Municipal deu nota de todos os investimentos municipais em curso na freguesia, que totalizam, entre projetos e empreitadas, mais de 6 milhões de euros (2020 e 2021).

A Semana da Freguesia de Palmela integrou, ainda, dia 17, o Debate “Regime Jurídico do Transporte Público e a nova rede de transportes no Concelho de Palmela”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Palmela, no âmbito do Semana Europeia da Mobilidade e fechou, dia 18, sexta-feira, com os atendimentos às/aos munícipes pelo Executivo Municipal com pelouros atribuídos.

Fonte: Câmara Municipal de Palmela


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *