PalmelaReligião

Palmela | Dia de Santiago celebra o peregrino

O Município de Palmela assinalou o Dia de Santiago 2022 com a inauguração de um Tapete de Arte Efémera e uma Exposição de Pintura alusiva ao Caminho de Santiago, e ainda a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre o Município de Palmela e a ABANCA Portugal, para restauro das esculturas de Santiago em depósito no Museu Municipal de Palmela.

Em pleno Ano Jacobeu, estará na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela, o Tapete “Alfombra Mundial del Xacobeo 2022”, que resulta de um projeto em que participam mais de 260 cidades e vilas de 30 países, repartidos por cinco continentes. O desenho vencedor da edição de 2022 é da autoria de António Cunha e a elaboração do Tapete está a cargo de Isabel Curto Castan. A imagem do Tapete é composta por elementos alusivos ao Caminho e ao Ano Santo Jacobeu, designadamente, a vieira, o peregrino e a cruz de Santiago. Para a sua conceção, Isabel Curto Castan utiliza serradura de madeira, terra e sal.

Também até 21 de agosto estará patente a Exposição de Pintura de Mário Costa “Peregrinos no Caminhos de Santiago”, composta por 24 obras, nas técnicas de aguarela e acrílico sem tela.

Mário Costa nasceu em Unhais da Serra, Covilhã, e foi na sua terra que iniciou um percurso artístico, que soma hoje mais de 40 anos, levando-o a expor a sua vasta obra em vários pontos do país, em exposições individuais e coletivas. Esta é a primeira exposição do pintor ligada ao Caminho de Santiago, remetendo os visitantes para a vivência do que compõe a alma do Caminho: o peregrino. Um tema entrou na obra do pintor de uma forma quase inesperada quando, em 2009, fez o seu primeiro Caminho.

Para comemorar o Ano Jacobeu, vários monumentos um pouco por todo o país exibem uma projeção exterior dedicada ao Caminho de Santiago, e também Palmela associa-se a esta celebração: a parede exterior norte da Igreja de Santiago vai ser iluminada por esta projeção no período noturno, até 7 de agosto.

Recorde-se que para além da ligação histórica de Palmela à Ordem de Santiago, o concelho integra o Caminho de Santiago desde o ano passado. O Caminho de Santiago da Península de Setúbal foi apresentado, precisamente, no dia 25 de julho de 2021, no âmbito destas comemorações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *