À Boa MesaDistrito de SetúbalPalmela
Em Destaque

Palmela cumpre tradição da benção das fogaças

Janeiro é o mês da fogaça de Palmela e a Confraria Gastronómica de Palmela cumpriu uma vez mais a tradição.

Todos os anos a Igreja de São Pedro em Palmela, recebe a tradicional benção das fogaças. O dia 15 de janeiro, dia em que os cristãos celebram o dia de Santo Amaro, a Confraria Gastronómica de Palmela reactivou uma tradição que há muito se tinha perdido na vila.

Todos os anos, neste dia, as pessoas deslocavam-se com os seus animais até à Igreja para que Santo Amaro as abençoa-se, mas nem todas as pessoas pediam para os animais, também as colheitas entravam no peditório a Santo Amaro.

FOTO: DiárioPRESS

As populações começaram também por fazer um biscoito em formato de animais, colheitas e até mãos e pés, e levavam em sinal de agradecimento para que o ano fosse benéfico. A Confraria Gastronómica de Palmela pegou na tradição que há muito estava esquecida e retomou a iniciativa, levando todos os anos, neste dia, vários cabazes de fogaças para que sejam benzidas pelo pároco local.

Ontem, foi dia de cumprir com a tradição, a Igreja de São Pedro em Palmela recebeu os fiéis pelas 18 horas para a habitual missa e benção das fogaças com a presença também de autarcas. No final as fogaças foram vendidas e o valor revertido para ajuda da paróquia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *