Palmela

Palmela | Cortejo das Vindimas inspirado no vinho, nas pessoas, em quem deu e recebeu

Pelo 59º ano, ao longo de várias edições que foram caracterizadas, inevitavelmente pela vinha, pelo vinho, pela uva e pela vindima, também é indissociável a importância de todos e de cada um dos palmelões e palmelenses nos capítulos desta história cultural.

Os Cortejos são dos momentos mais significativos e simbólicos das celebrações, sendo que, ao longo das festividades, eles acontecem em três momentos distintos – no domingo, o Cortejo dos Camponeses, de manhã e o Cortejo Alegórico, à tarde. Na terça-feira, no culminar da edição, o cortejo decorre à noite.

De ano para ano, de geração em geração, rara é a família que não teve, ou tem, integrado nos cortejos da Festa das Vindimas. É construído, com trabalho de equipa, todo um desfile alusivo às vindimas, com muitos participantes, que deambulam pelas ruas da vila.

Este ano, com a coordenação de Miguel Jesus, o tema escolhido foi “VINDIMAS, UM TEMPO PARA DAR”, cuja história centra-se no percurso feito por Palmela, de porta em porta, a conversar, com quem quisesse falar.

“Deixámos cada um a si próprio perguntar: o que posso eu oferecer? Falámos com centenas de pessoas que nos confiaram pensamentos, dúvidas, desejos, histórias cómicas e mágoas que nos fizeram tanto rir como chorar, tanto celebrar como entristecer”, conta Miguel Jesus, em nota enviada.

O caminho continuou, até às vinhas e adegas da região, com a finalidade de compreender o ciclo do vinho, desde a altura de plantar, até à de colher.

De entre conversas, partilhas e convívio, “haverá histórias para lembrar, plantas para fazer crescer, cabelos para podar, poemas para ler, costas para tratar, flores para agarrar, desenhos para pintar, uvas e fogaças para morder, fotos para tirar, vinho para beber, marchantes para brilhar, cestos para lavar, cabeças para coroar, e muito, muito para dar e receber”, e um cortejo para fazer.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *