Palmela
Em Destaque

Palmela | Autarcas aprovam separação das freguesias

Executivo municipal luta pela separação das freguesias de Marateca e Poceirão

A sessão de 25 de Janeiro da autarquia de Palmela ficou marcada pela aprovação de um parecer favorável à proposta de criação das freguesias de Marateca e Poceirão. A proposta aprovada será remetida para debate na Assembleia Municipal de Palmela.

A agregação das duas freguesias foi aprovada durante o governo de Passos Coelho e os autarcas de Palmela lembram que a agregação forçada “confirmou os receios das populações e autarcas, pois esta reorganização territorial foi desenhada sem critérios de gestão e eficiência e sem conhecimento real dos territórios abrangidos”.

O presidente Álvaro Amaro lembrou que a agregação das duas freguesias resultou num mapa territorial com perto de 300 quilómetros, mais de metade do concelho de Palmela” e “tem trazido enormes desafios à gestão pública e à satisfação das necessidades coletivas e dificultado a necessária e desejável proximidade às populações”.

O presidente da Câmara de Palmela lamenta a anexação porque ao longo desse período “não houve ganhos de eficiência e eficácia, mas sim dificuldades acrescidas na gestão do território, na resposta às crescentes competências das freguesias e na proximidade com as populações e agentes locais”, que apenas”foram colmatadas através do funcionamento de diversas delegações descentralizadas com aumento de custos”.

O edil não deixou de lamentar que os “agentes destes territórios rurais perderam várias oportunidades de captação de fundos comunitários, que permitiriam alavancar investimentos em diversas áreas, apoios às comunidades mais desfavorecidas e elevar os índices de desenvolvimento”.

Sublinhe-se que as autarquias locais nunca deixaram de dar voz ao descontentamento das populações, destaca o presidente do executivo palmelense, e “não se reviram neste modelo administrativo, sentiram-se lesadas na sua identidade histórica e sociocultural e nos seus direitos”.

A situação não se alterou apesar das muitas diligências políticas com petições públicas, manifestações e moções, que reivindicavam a reposição das freguesias de Marateca e Poceirão, mas não houve uma correção efetiva no mapa das freguesias para o atual mandato.

Na proposta aprovada a câmara de Palmela defende “a desagregação de Marateca e Poceirão para a criação de novas freguesias e na vontade expressa pelas comunidades o consenso público em torno desta questão”.

A proposta será sujeita à análise para futura aprovação na Assembleia Municipal de Palmela.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *