PalmelaReportagem

Palmela assinalou 94.º aniversário da Restauração do concelho

Restauradores de Palmela relembrados este domingo

Como acontece a cada dia 1 de Novembro, é assinalado em Palmela o Dia da Restauração do Concelho, este ano celebrando o 94.º aniversário da data que assinala o fim do processo de luta protagonizada pela Comissão Pró-Restauração do Concelho de Palmela durante a década vinte do século passado.

Este ano, devido à pandemia de covid19, as cerimónias tiveram um carácter mais simbólico, sem a presença das habituais fanfarras e com discursos muito curtos.

O primeiro momento teve lugar no Jardim Joaquim José de Carvalho, com a habitual Homenagem Póstuma aos Restauradores do Concelho de Palmela e aos Mortos em Combate na I Grande Guerra Mundial, com deposição de flores junto ao Monumento a Joaquim José de Carvalho e aos Combatentes da I Grande Guerra, numa organização do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela com a Câmara Municipal.

Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela destacou “o momento difícil que vivemos, mas não podíamos deixar de assinalar este momento tão significativo para o concelho.

Todos os anos aqui é falada a história que levou à restauração do concelho de Palmela, e é um tema que não se esgota, porque a luta desses homens e mulheres é também um ensinamento que nos instiga à luta pela nossa terra e pelo concelho, e pela sua valorização”.

Em relação às celebrações, Jorge Mares deixou um toque de esperança para o próximo ano, em que a Restauração do Concelho irá assinalar o 95.º aniversário.

“Em 2021 iremos estar a festejar 95 anos da Restauração. E acredito que o faremos de forma diferente da deste ano, com festa e fanfarra. Temos todos de ter esperança de que a situação irá melhorar, mas para isso também cada um terá de fazer a sua parte, para evitar mais constrangimentos.”

Também com umas ‘notas telegráficas’, Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela relembrou os “constrangimentos que hoje vivemos, e que não permitem que este dia seja assinalado como tem sido, mas apesar de tudo não poderíamos deixar de estar aqui para invocar a memória da Restauração, que tem sempre um significado muito profundo.

Essa memória também nos instiga a continuar a fazer mais por Palmela, a lutar por um concelho melhor pelo exemplo que os restauradores nos deixaram e do que fizeram por Palmela.”

Álvaro Amaro tocou referiu ainda “a luta que mantemos pela reposição das cinco freguesias do concelho” e também “o trabalho que temos desenvolvido para manter o concelho como um eixo de desenvolvimento estratégico”, embora admitindo que se avizinha “um futuro muito desafiante”.

Também o autarca demonstrou confiança para o futuro, assumindo que “para o ano, porque a vida tem de continuar apesar da pandemia, a festa dos 95 anos da Restauração será feita, inspirando-nos no exemplo que os nossos antepassados nos deixaram.”

Seguiu-se a deposição de flores junto ao Monumento a Joaquim José de Carvalho e aos Combatentes da I Grande Guerra, com um minuto de silêncio em cada um dos momentos.

No Pinhal Novo teve depois lugar a inauguração do Monumento Arco da Ponte, situado originalmente na Rua de Olivença, naquela localidade, e que foi edificado nos anos 30 do séc. XX, tendo sido desmantelado há 18 anos, no âmbito das obras de eletrificação da via férrea.

Considerando ser este conjunto de elementos um referencial de memória da comunidade, a Câmara Municipal de Palmela lançou o convite a três artistas locais, Kim Prisu, João Palmela e Pedro Botelho, para a construção de um memorial do Arco da Ponte, que representa a ligação entre dois espaços e dois tempos: o urbano e o rural, o passado e o presente.

Durante a tarde de hoje foram publicados, nos canis digitais do município, os vídeos comemorativos do 25.º Aniversário dos Programas Municipais Desportivos de Judo e Basquetebol.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *