Palmela

Palmela… a terra do primeiro acidente de viação no país

Promovido pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, este ano, voltou-se a cumprir a tradição da viagem histórica do conde D. Jorge d’Avillez no famoso Panhard & Levassor

Manhã fria em Palmela, mas que não fez arredar pé, ou melhor, rodas, dos clássicos de quatro rodas que marcaram uma vez mais presença para simbolizar a chegada do primeiro automóvel a Portugal e também o primeiro acidente de viação que ocorreu em Palmela.

Esta manhã de 29 de outubro, o Largo de São João, em Palmela, começou bem cedo a receber os clássicos que participaram na XXVII Viagem Histórica a Santiago.

Mais de meia centena de automóveis antigos começaram a chegar à vila pelas 8h30 para degustar um pequeno-almoço regional, servido na Casa Mãe Rota de Vinhos e depois dessa degustação, os amantes de quatro rodas fizeram-se à estrada em direção a Santiago do Cacém para o almoço.

Antes disso, uma paragem na Adega de Palmela, para também fazer um brinde à viagem. O Diário do Distrito falou com a organização que nos confidenciou que existem carros que participam no passeio e que são autênticas relíquias. Relíquias essas que valem muito dinheiro, não deixando os proprietários ficar mal nestas viagens que são marcos históricos na região.

Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela, referiu ser importante anualmente a vila receber, ou melhor, fazer parte do roteiro, pois o conde D. Jorge d’Avillez também fez a sua primeira viagem com o primeiro carro em Portugal, passando por Palmela e logo aí ficou marcado com o primeiro acidente de viação, um embate entre o carro do conde e um burro. Este ano a etapa também ficou simbolizada com a presença de talvez um descendente do coitado do animal acidentado há 126 anos.

Para o ano ficou a promessa de simbolizar a data com mais um passeio que liga Palmela a Santiago do Cacém.

Veja galeria aqui


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *