Palmela

Palmela | A importância da mulher na Festa das Vindimas e no associativismo palmelense

O papel da mulher foi progressivamente conseguido e conquistado em várias áreas, com a igualdade a ser vista como um direito fundamental nos vários setores que fazem a sociedade viver, crescer e evoluir. No papel do desenvolvimento da Festa das Vindimas, o cenário não foi diferente.

João Camolas, um dos membros da comissão fundadora da Festa das Vindimas, revela que, aquando da escolha das candidatas para Rainha das Vindimas, nesta “festa concelhia”, eram feitos “vários eventos em cada freguesia do concelho” e daí, desses acontecimentos, “resultava uma eleita para representar a localidade”, que depois passavam para “duas festas finais” que eram feitas no Cineteatro S. João.

“A primeira rainha, Maria Angelina, foi escolhida como candidata por um grupo de costureiras que eram colegas dela”, conta João Camolas ao Jornal Concelho de Palmela, observando ainda que, “desde aí, sempre tem sido eleita a rainha como as boas festas que se faziam antigamente”.

Para além do papel atribuído à “representante” da Festa das Vindimas, como a rainha do certame, o Sr. João revelou que atualmente as festas “têm uma coisa muito valiosa” – a presença da mulher na organização e na direção.

“Antigamente havia o preconceito, mas eu, por exemplo, comecei a meter nas coletividades raparigas trabalhadoras, para terem um lugar nas direções e, hoje, muitas são presidentes e valoriza-se muito a mulher, ao contrário desses anos em que era vista quase como algo secundário”, declara o antigo membro da comissão.

A discórdia do Sr. João começou no século passado e acompanhou-o até aos dias hoje no que respeita à importância que as senhoras têm no associativismo, na representação dos eventos com lugares de destaque e mesmo na organização dessas ações – mais que isso, o desacordo propagou-se de geração em geração e nos dias de hoje é visível, em Palmela e além dela, o papel ativo e insubstituível na vida económica, cultural e social de todos os cantos do mundo.  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *