Sociedade

Pais que deixam filhos com os avós poupam 1700 euros por ano

Um estudo recente concluiu que os pais que deixam os filhos aos cuidados dos avós poupam qualquer coisa como 1700 euros por ano, mais do que dois salários mínimos nacionais. É certo que nem todos os pais têm essa possibilidade, mas os que têm não só poupam nas mensalidades com jardins de infância ou creches, como ainda deixam de ter algumas despesas do dia-a-dia que os avós, normalmente, costumam cobrir.

Por outro lado, o estudo realizado pela agência de seguros Ageas sublinha que nem todos os avós ficam felizes por passarem metade do seu tempo a tomar conta dos mais novos. Ainda assim, oito em cada 10, ou seja, 80%, garantem que o esforço vale a pena.

Nesta pesquisa, 51% dos inquiridos afirmou tomar conta dos netos durante o ano inteiro e apenas 10% revelou que fica com os mais novos na época do verão, quando coincide com as férias escolares.

A maioria toma conta dos netos no máximo duas vezes por semana, enquanto 7% das pessoas que participaram no estudo ficam com as crianças a semana inteira, sem contar com o fim-de-semana.

Em jeito de conclusão, a pesquisa ressalva que os avós sentem-se bem por conseguirem construir uma relação forte com os seus netos, passando mais tempo com eles. Mas também lembra que esse facto aumenta a prevalência de discussões entre familiares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *