País

País | Novo Banco quase duplica lucro do 1º semestre para 267 milhões

O Novo Banco registou, no primeiro semestre de 2022, lucros de 266,7 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 93,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pela instituição, a justificação dada é a de existir “sólido desempenho do negócio com incremento da rentabilidade apesar do atual contexto macroeconómico caracterizado por pressões inflacionistas e consequente volatilidade das taxas de juro”.  

O banco assume ainda um aumento de mais de 82 milhões de euros em produto bancário (comissões e ganhos, entre outros resultados de exploração) e, por sua vez, uma queda de 7,3%, 268 milhões de euros, de margem financeira (diferença entre juros pagos e recebidos).  Para além disto, há um menor nível de imparidades e provisões, que caíram 77,8% para 19,8 mil milhões de euros.

O crédito a clientes, conforme pode ler-se, subiu para 24,3 mil milhões de euros e, à semelhança dos restantes bancos, as comissões de serviços a clientes aumentaram para 144,4 milhões de euros – evolução de 6,5% face a 2021. O produto bancário (conjunto de receitas) atingiu os 571,5 milhões de euros, um aumento de 16,9%.

Estes dados saem no mesmo dia em que António Ramalho, atual presidente executivo do Novo Banco, há seis anos, desocupa a cadeira. Vai sentar-se nela Mark Bourke, que será o novo CEO e líder da instituição já amanhã, dia 2 de agosto.

Na nota, pode ler-se ainda que estes seis meses do ano de 2022 resultaram também numa diminuição de 303 trabalhadores e 45 balcões, mesmo com um aumento dos custos operativos de 2,2%.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *