AtualidadePaís

CTT com plano de contingência devido a greve na sexta

Os CTT alertaram ontem para a possibilidade de existirem perturbações na distribuição do correio devido à greve agendada para esta sexta-feira, que lamentaram, estando a preparar um plano de contingência para minimizar os impactos da mesma

“Os CTT informam que foi marcada pelos Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações e Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços, uma greve geral, no dia 17 de Junho, sexta-feira, pelo que poderão, eventualmente, existir perturbações na normal distribuição de correios e encomendas”, indicaram em comunicado.

Os Correios estão a preparar um plano de contingência para minimizar os eventuais impactos, incluindo a antecipação da distribuição para o feriado e a mobilização de meios no Sábado seguinte, “quando tal se justifique, para recuperar eventuais atrasos”.

Apesar de garantir que respeitam o direito à greve, os CTT “repudiam” as datas escolhidas pelos sindicatos e as razões para a sua realização.

De acordo com os Correios, as duas partes encetaram um processo negocial, no qual esteve sempre presente o “diálogo construtivo”, mas não foi possível chegar a um entendimento.

“Não podem, assim, os CTT aceitar que digam ter havido falta de diálogo de negociação com os sindicatos, quando existiu um processo de negociação tendo em vista o acordo entre as partes”, sublinharam.

A empresa referiu que vai avançar com um aumento mínimo de 7,5 euros para os trabalhadores com os salários mais baixos, no âmbito do Acordo da Empresa. O aumento em causa aplica-se aos trabalhadores com um salário base mensal entre 705,01 euros e 2.853,17 euros a 31 de Dezembro de 2021.

Por outro lado, aos trabalhadores abrangidos pela evolução do salário mínimo nacional é garantida uma subida mínima de 7,5 euros face à remuneração base mensal que recebiam a 31 de Dezembro do ano passado.

Os CTT têm 12.015 trabalhadores em Portugal, 2.356 pontos e mais de 5.000 agentes Payshop.

Em 2021, a empresa transportou 484,6 milhões de objetos de correio endereçado e 73,8 milhões de objetos expresso.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *