Parceiros
DistritoSetúbal

Padre José Lobato é o novo Administrador Diocesano de Setúbal

- publicidade -

O Padre José Lobato é o novo Administrador Diocesano de Setúbal, que estará em funções até um novo Bispo tomar posse da diocese sadina, actualmente em Sede Vacante, após a saída de D. José Ornelas, a 28 de janeiro, devido à nomeação para a Diocese de Leiria-Fátima.

Esta segunda-feira o Colégio de Consultores elegeu o novo Administrador Diocesano de Setúbal, cuja profissão de fé e juramento de fidelidade decorreu também esta manhã, na Casa Episcopal, perante o Colégio de Consultores que o elegeu.

O Padre José Lobato tem 77 anos de idade e completará, a 29 de junho deste ano, 54 anos de ordenação presbiteral. Era, desde 2004, o Vigário Geral da Diocese de Setúbal.

O Padre José João Aires Lobato nasceu a 3 de fevereiro de 1945 e foi ordenado presbítero a 29 de junho de 1968.

No ano da sua ordenação foi nomeado vigário paroquial de Montijo e Sarilhos Grandes. Foi, também, vigário paroquial do Vicariato de São José (1969) e de São Julião (1970).

De 1969 a 1975 foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica, serviço que exerceu no Montijo e em Setúbal, na Escola Técnica e no Liceu.

Acompanhou o Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Setúbal, sendo seu Diretor Espiritual durante dezassete anos (de 1983 a 2000).

Em 1983 é nomeado, por D. Manuel Martins, Secretário Diocesano da Pastoral. Em 1990 o primeiro Bispo da Diocese de Setúbal nomeia-o Vigário Episcopal para a Pastoral e, em 1993, é nomeado Pró-Vigário Geral.

É, desde 2002, formador do Seminário Maior de São Paulo, Almada.

Na Conferência Episcopal Portuguesa foi Secretário da Comissão Episcopal da Família e Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Familiar durante dez anos, de 1993 a 2003.

Em 2004, pela mão de D. Gilberto dos Reis, é nomeado Vigário Geral da Diocese de Setúbal, função que exerceu até 13 de março de 2022.

A 14 de março de 2022 é eleito, pelo Colégio de Consultores, Administrador Diocesano, devido à transferência do Bispo D. José Ornelas para a Diocese de Leiria- Fátima.

Fonte: Diocese de Setúbal

- publicidade -

Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário