Palmela

‘Ovelha Saloia” e Palmela em destaque na TVI24

O programa “País24”, da TVI24, com João Fernando Ramos, traz uma nova reportagem em pareceria com o “Diário do Distrito”, numa visita por um dos elementos mais identitários da região: a ovelha saloia e a iniciativa “Adote uma Saloia”.

A ovelha saloia foi durante muito tempo a espécie leiteira predominante nos campos da região (concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal), sendo responsável pela produção de leite de qualidade que levou à certificação do queijo de Azeitão.

Mas, com o passar do tempo, face ao aumento da procura de leite para a produção do queijo de Azeitão começou a ser substituída por espécies de outros países, mas com maior produção de leite.

Hoje restam cerca de 2.000 exemplares, a maioria no Alentejo, onde há mais espaço para estes projetos de agropecuária, destes 20 na ARCOLSA num projeto de preservação da espécie.

O projeto “Adote uma Saloia” junta a ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos da Serra da Arrábida, a Câmara Municipal de Palmela (distrito de Setúbal) e a Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, num desafio que se estende a empresas e população na preservação da espécie.

As empresas “podem `apadrinhar´ uma ovelha” e os cidadãos aderirem ao “Clube de Amigos da Saloia”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *