País

Outono começou hoje

Os dias mais curtos que as noites, o escurecer e cair das folhas e, supostamente, o arrefecimento das temperaturas iniciam-se hoje com a chegada do outono, com alguma chuva, mas com temperaturas a apresentarem uma tendência ‘acima do normal’, sobretudo no interior do país.

A penúltima estação do ano começou às 8h50 desta segunda-feira, dia do Equinócio, em que a luz do dia e da noite têm a mesma duração.

Neste início de outono, as previsões meteorológicas dão conta céu muito nublado todo o dia, em todo o país, mas chuva apenas na região do Minho. Amanhã, os aguaceiros atingirão o resto do país com a passagem de uma superfície frontal com períodos de chuva nas regiões do norte e centro mais frequente e intensa no Minho e Douro litoral, passando depois a regime de aguaceiros fracos a partir do meio da manhã e pouco frequentes durante a tarde, segundo o IPMA. No sul também deverá chover, mas apenas a norte do Baixo Alentejo, passando depois a aguaceiros fracos pouco frequentes.

No entanto, e apesar desta estação ser habitualmente chuvosa, o IPMA prevê que os valores de precipitação nas próximas duas semanas sejam ‘abaixo do normal, praticamente para todo o território’.

Embora as temperaturas mínimas sofram uma descida, no interior do país esperam-se temperaturas ‘acima do normal para alguns locais do interior do Baixo Alentejo e sotavento Algarvio, bem como “para as regiões do interior no geral, até 13 de outubro’.

O mês de outubro deverá mesmo ser “ligeiramente mais seco e mais quente do que a média”, como explicou a meteorologista Ângela Lourenço ao Diário de Notícias.

O outono prolonga-se até ao dia 22 de dezembro, altura em que ocorrerá o solstício de inverno.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *