AtualidadePaís

Organização Sindical dos Polícias alerta para envelhecimento dos agentes

A Organização Sindical dos Polícias – OSP está preocupada com a redução do efectivo da PSP e o crescente envelhecimento dos agentes.

«Somos menos de20.000 elementos, perdemos cerca de 3000 elementos em 10 anos, e iremos perder cerca de 2000, nos próximos 2 anos» refere uma nota da OSP.

«Os comandos onde a população é mais densa e existe mais ocorrências policias, bem como, mais incidência criminal, necessitam de ter policiamento, no entanto outras zonas, além de necessitarem da presença policial, cada vez mais, existem mais focos criminais e distúrbios onde são envolvidos os elementos policiais.

O efetivo policial no interior do país está cada vez mais reduzido e envelhecido, com comandos com a média de 53 anos de idade, bem como, inúmeros elementos a completar os 60 anos de idade, no próximo ano.»

Outra preocupação da OSP liga-se com a falta de efectivos, quando terminou mais um curso de Agentes da PSP e foram publicadas as vagas para os diversos Comandos, da Polícia de Segurança Pública, «constatando-se que para o Comando de Beja, somente existe uma vaga, não tendo sido somente um elemento que passou à pré- aposentação, ou que vai entrar ainda este ano.

O Comando de Portalegre só tem 2 vagas; Leiria 3; Aveiro 4; Évora 4; Guarda 5; Santarém 6; Castelo Branco 6; Bragança 6; Vila Real 7; Viana do Castelo 9; Viseu 10; Faro 12; Madeira 20; Açores 21; Braga 24; Setúbal 25; Coimbra 36; Porto109, sendo que Lisboa tem 390 vagas.

Constata-mos que as vagas são distribuídas por todo o país em percentagem semelhante ao efetivo existente por comando, no entanto durante os próximos anos, nos comandos do interior no país, irá haver mais percentagem de passagens à pré-aposentação, que nas áreas metropolitanas, ficando deste modo, estes comandos mais fragilizados do ponto de vista operacional, pelo défice de efetivo.»

E apresenta como exemplo a Esquadra do Cartaxo «que tem neste momento um total físico de 33 elementos Policiais (entre baixas e férias somente 23).

Contabilizando 4 elementos de folga, sobram 19, dos quais 3 elementos de serviço administrativo, sobram 16.

Contabilizando 7 elementos para o trânsito, brigadas de investigação criminal, notificações e Escola Segura – sobram 9 elementos para assegurar 3 turnos de serviço de carro patrulha e Graduado de Serviço.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *