Cantinho da Bicharada

Ordem dos Veterinários quer levantamento nacional de abrigos de animais

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, José Cid, defende que deve ser feito um levantamento sobre as condições dos canis e abrigos que acolheu animais em território nacional para evitar tragédias como a que aconteceu em Santo Tirso.

«Enquanto não se souber o número de abrigos, as condições, se estão legais, como funcionam, com que meios, com que financiamento, se têm médico veterinário responsável como é obrigatório, situações destas vão-se repetir».

Além de o levantamento ser feito sobre os abrigos de animais de companhia, José Cid considera que também deve incidir nos locais de animais de produção, permitindo assim que em caso de catástrofes seja feito de imediato um plano de evacuação e salvamento desses animais.

Para o efeito, já foi constituído um grupo de trabalho para analisar esta matéria, que já fez a primeira reunião e que reunirá novamente esta semana.

Canis ilegais são uma realidade

O número de abrigos e canis em Portugal não tem qualquer registo, sendo que a maioria são geridos por particulares constituídos em associações, que se preocupam com os animais abandonados, sendo sustentados com apoios financeiros e campanhas de recolha de alimentos.

Mas há também canis que encobrem criação ilegal de animais, em que os proprietários procuram obter dinheiro com quem pretende animais de determinadas raças.

O Diário do Distrito já abordou uma dessas situações na Costa da Caparica, que tem vindo a ser alvo de várias queixas por parte dos Amigos dos Animais – Costa de Caparica, quer junto das autoridades, quer com vídeos e alertas nas redes sociais.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *