Distrito de SetúbalDistritosPaís

Ordem dos Enfermeiros apresentou queixa por «negligência grosseira» no Hospital de Setúbal

A Ordem dos Enfermeiros apresentou uma queixa à Procuradoria Geral da República e outras entidades, por «negligência grosseira» no Hospital de Setúbal pela alegada realização de duas cirurgias ortopédicas sem a presença de enfermeiros.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros, em causa estão duas cirurgias ambulatórias realizadas no Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão, do Centro Hospitalar de Setúbal, a 8 de março, dia de greve nacional de enfermeiros e em que decorreu a «marcha branca pela enfermagem», em Lisboa.

Nos relatos enviados à Ordem por enfermeiros do bloco operatório daquele hospital, a que a Lusa também teve acesso, mais de 20 profissionais referem que no dia 8 de março houve uma adesão à greve de 100%, porque no serviço onde trabalham «não estão atribuídos cuidados mínimos».

No entanto, o diretor clínico do Centro Hospitalar de Setúbal, um médico em regime de internato e colaboração do anestesista de serviço realizaram duas cirurgias no bloco operatório II sem a presença de enfermeiros, obrigatória nos processos cirúrgico, mesmo os de ambulatório.

Além disso, «as drogas anestésicas de emergência e analgésicas estão guardadas em cofres com ‘passwords’ [senha] em que a responsabilidade de abrir os cofres é dos enfermeiros», segundo o relatório da Ordem.

Por esse motivo, foi pedida uma «intervenção urgente» à ministra da Saúde, à Procuradoria-Geral da República, à Entidade Reguladora da Saúde e à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.

Em resposta à Lusa, o Centro Hospitalar de Setúbal referiu que «as duas cirurgias efetuadas sem enfermeiros na equipa e que motivaram queixas da Ordem dos Enfermeiros às autoridades foram realizadas em ‘pequena cirurgia’, onde a presença destes profissionais ‘pode ser dispensada’».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *