Barreiro

Oposição chumbou agravamento do IMI para casas e lojas vazias no Barreiro

O PSD e a CDU votaram contra a proposta da maioria PS na Câmara Municipal do Barreiro, que previa o agravamento do IMI para o triplo nas habitações e lojas vazias há mais de um ano, no concelho.

Em outubro de 2019 foi aprovada também em sessão de Câmara, pelo PS e CDU, uma primeira proposta que aumentava para o triplo a taxa de IMI para casas e lojas vazias há mais de um ano.

Em comunicado, o vereador Bruno Vitorino (PSD) refere que em ambas as votações «votou contra a medida, por considerar que esta era injusta e que só servia para penalizar os barreirenses».

Passados quatro meses, essa mesma proposta regressou à votação «contudo, o resultado final foi diferente. Agora, a CDU juntou-se a Bruno Vitorino para chumbar a proposta.

‘Desde outubro que tenho vindo a alertar para uma medida que iria penalizar fortemente os donos destes espaços. O chumbo desta proposta veio repor a justiça’» refere o vereador social-democrata.

«Este é um ataque à propriedade privada. Tratam os donos destes imóveis como se fossem todos ricos. Em muitos casos, os proprietários não arrendam os seus espaços porque não conseguem. Não é por não quererem» e sublinha ainda o recuo da CDU em relação à primeira votação. «Fico satisfeito por o bom senso ter imperado.»

A medida que prevê o agravamento para o triplo da taxa do IMI em imóveis considerados abandonados foi aprovada em Assembleia da República, em 2019, por PS, CDU, BE, PEV e PAN.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *