Opinião

OPINIÃO – Simplificar é preciso

Esta semana, um artigo de opinião do presidente da Juventudo Popular do Barreiro, Hélder Leal Rodrigues.

O verdadeiro papel do poder político deve ser, em primeira instância, simplificar a vida dos cidadãos para a viverem em plena liberdade, dentro da legalidade.

Largos passos têm sido dados nesse sentido. Seja através da criação de serviços públicos online, de infraestruturas que permitem resolver várias situações num só lugar ou simplesmente com a abertura dos gabinetes aos cidadãos para serem ouvidos.

Porém, no Barreiro, falta um passo fundamental. Em 9 serviços de transportes é possível viajar com um único cartão de viagem Viva Viagem, através do sistema de carregamentos Zapping, que desconta o valor do bilhete no cartão recarregável.

Nos Transportes Colectivos do Barreiro isso ainda não é possível.

Os Transportes Colectivos do Barreiro são um exemplo de implantação de uma rede de transportes transversal a todo o concelho (e até aos concelhos vizinhos) para muitos concelhos deste país. Apesar de haver muito ainda a melhorar – como há sempre –, há pequenas mudanças que não implicam um grande encargo ao erário público, mas causam verdadeiro impacto.

Se queremos atrair turistas, se queremos simplificar a vida dos cidadãos ou apenas estar na rota de desenvolvimento dos restantes concelhos, urge integrar este sistema de bilhete, que não causa mais despesa para o serviço de transportes do concelho, nem sequer implica um investimento em novos cartões. O preço, inclusivamente, poderá manter-se igual.

Por vezes, não é necessário um grande investimento, um grande projecto, para aumentar o desenvolvimento do concelho. Nem sequer é necessário inovar e investir em marketing e publicidade.

Por vezes, basta uma simples alteração para causar um grande impacto na vida dos munícipes e daqueles que nos querem visitar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *