Opinião

OPINIÃO – O Desporto Barreirense

Esta semana um artigo de opinião de António São Pedro, Vogal da JP Barreiro.

O Desporto Barreirense é uma das tais potências mal utilizadas, ou mal aproveitadas que as gentes barreirenses tanto ouve falar. ”E isto podia ser assim” ; ”E aquilo podia ter sido assim”. Quantas vezes não ouvimos isto? Seja por parte de vereadores, presidentes de câmaras ou juntas e até mesmo por parte da população.

A nossa cidade tem à volta de 80 mil habitantes, e para dar um exemplo talvez que em pouco ou nada demonstra algo mas que de facto é verdadeiro.. Chaves tem 40 mil habitantes e tem várias equipas em alta competição e uma população que está com essas equipas e que pratica desporto também. Para mencionar alguns exemplos de algumas destas cidades: Aves – 8500 habitantes ; Moireira de Cónegos – 5000 habitantes ; Portimão – 55000 habitantes ; Vila do Conde – os mesmos 80 mil habitantes ; Tondela – 30 mil habitantes.

Dir-me-ão que a cidade do Barreiro tem inúmeras colectividades que praticam desporto também. Eu poderei perguntar, onde está o andebol? Onde está essa população que é encorajada a vir praticar desporto que é prática fundamental para o nosso bem estar e para a nossa saúde?

Temos capacidade para mais e melhor e com bastante facilidade. Seja com a introdução de novas modalidades à população, seja com o acarinhamento da população sob os clubes da nossa cidade como FC Barreirense e GD Fabril. Desde há muito tempo que é bem conhecido o afastameno da população para com os clubes barreirenses.. seja pelas questionáveis direcções que por lá passaram ou pelos insucessos do clube.. nós vemos barreirenses que são do Benfica e do Sporting e alguns do Porto. Algo impensável há 50 anos.

A estratégia da aproximação da população aos clubes é a mesma estratégia de promover o desporto e o bem-estar às mesmas. Promovendo com actividades, organizações, tudo. Somos uma cidade demasiado grande para não estarmos em melhor situação. Um bem-haja ao desporto e aos clubes e que se faça algo para resolver este problema que já dura há demasiado tempo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *