OpiniãoSeixal

OPINIÃO – E porque não contratar bom-senso?

Esta semana, um artigo de opinião do deputado municipal do PAN Seixal, André Nunes.

O início do ano no Seixal trouxe-nos mais um excelente exemplo da má governação comunista da Câmara Municipal do Seixal, ao permitir que a empresa de pirotecnia por si contratada instalasse um ponto de lançamento de fogo de artifício em frente ao Centro de Recolha de Animais de Companhia do Seixal (CROACS) no âmbito dos festejos de passagem de ano.

Pior, tendo sido atempadamente informada para o problema – tanto formal como informalmente – optou por nada fazer, naquela que foi apenas mais uma demonstraçãoo de absoluto desinteresse pelo bem-estar animal e pelas preocupações manifestadas pela oposição.

Para o leitor que desconhece os efeitos dos espectáculos pirotécnicos nos animais, ajudará saber que fruto da sua audição apurada, os animais ficam, quando expostos ao fogo de artifíciocio, inquietos e com medo, algo que lhes altera o comportamento e os pode colocar em risco.

De resto, são vários os casos conhecidos de animais que fogem apavorados e acabam perdidos e de outros que, fugindo, acabam atropelados. Mas não apenas, existem igualmente relatos de animais que, na ânsia de se livrarem do intenso barulho, acabam, quando presos por correntes, enforcados ou mesmo relatos de animais que, fruto do barulho, sofrem convulsões.

Ora, Uma Câmara Municipal que ignora estes factos e uma vez confrontada com eles os desvaloriza a ponto de nada fazer é uma Câmara Municipal que não cumpre com as suas atribuições.

A nós, no PAN, não nos surpreende esta postura altiva e desinteressada em matéria animal dos autarcas comunistas da Câmara Municipal do Seixal.

De resto, ao longo dos últimos anos e especialmente ao longo do último em que tivemos representação na Assembleia Municipal, temos presenciado e denunciado esta mesma postura, que se traduz no esbanjamento de dinheiros públicos a subsidiar práticas e actividades que desconsideram o bem-estar animal, como seja a afectação de quase meio milhão de euros para requalificar uma praça de touros, ao mesmo tempo que se desinveste na melhoria das condições de vida dos animais a seu cargo.

De resto, o mesmo CROACS que ontem viu serem esbanjados 34.992,00€ por oito minutos de pirotécnica é o mesmo CROACS que não possui uma sala de recobro para os pós-operatório ou que não tem profissionais em número suficiente para fazer face às necessidades e isto só para nos cingirmos a questões relacionadas com bem-estar animal.

Para finalizar, o que podemos assumir é que doravante redobraremos esforços no sentido de antecipar potenciais escolhas que colidam com os interesses da população, dos animais e do ambiente no nosso concelho. Fica o compromisso, com votos, em nome do PAN Seixal, de um Bom Ano para todos, com saúde e sucessos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *