AlmadaAtualidadeBarreiroCrimeDistrito de Setúbal

Operação ‘Tagus Clams’ | 8 detidos, 13 arguidos e 1,5 toneladas de bivalves apreendidos

A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Ação Fiscal (UAF), deu cumprimento à Operação ‘TAGUS CLAMS’, que visou desarticular uma rede criminosa com dimensão transnacional, que de forma organizada e fraudulenta, se dedicava à apanha ilícita e posterior introdução no circuito comercial, para consumo humano, de bivalves (amêijoa-japonesa e pé-de-burro) com elevados níveis de toxicidade.

A operação visou o desmantelamento de uma rede nacional dedicada ao comércio de bivalves impróprios para consumo humano, sob a Direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Almada, com o apoio da EUROPOL e da EUROJUST, e decorreu durante esta segunda-feira, 10 de maio.

Recorrendo à adulteração de certificados de origem, a rede criminosa procedia à venda de bivalves com origem efetiva no Rio Tejo, mas cujos documentos falsamente referiam a origem no Rio Sado, capturando diariamente dezenas de toneladas de bivalves destinados à comercialização quer em território nacional, quer para outros países europeus.

No decurso desta operação policial, foi dado cumprimento a 53 mandados de busca (domiciliárias e em empresas, armazéns, veículos e embarcações) nos seguintes países: 42 mandados de busca em Portugal; 5 mandados de busca em Espanha; 6 mandados de busca em Itália.

Em resultado das diligências realizadas, foram detidas 8 pessoas, com idades compreendidas entre os 29 e os 48 anos, para além de terem sido constituídas arguidas 7 sociedades comerciais, bem como 6 pessoas.

No decorrer da operação foi ainda apreendida 1,5 toneladas de bivalves (amêijoa-japonesa e pé-de-burro) e diverso material relacionado com a atividade (ganchorras, balanças e diversa maquinaria).

As autoridades apreenderam também 120 mil euros em numerário; 25 veículos; 12 embarcações e diversa documentação fiscal e bancária, bem como outra associada à apanha de bivalves bem como equipamentos tecnológicos e informáticos.

No sentido de possibilitar uma eventual recuperação de ativos, foi garantido o congelamento de seis contas bancárias detidas pelos suspeitos, bem como o arresto preventivo de três prédios, de valor ainda não quantificado.

Da atividade comercial marginalmente desenvolvida pela rede criminosa, resultou a ocultação à Administração Tributária de transações estimadas em cerca de cinco milhões de euros, o que, para além de defraudar o Estado Português em sede de Imposto de Valor Acrescentado (IVA), Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), lhes permitiu ilicitamente obter significativas vantagens patrimoniais.

Os detidos encontram-se indiciados pelos crimes de branqueamento de capitais, associação criminosa, fraude fiscal qualificada, falsificação de documentos e crimes contra a saúde pública.

Na operação foram empenhados mais de 200 militares da Unidade de Ação Fiscal, da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), da Unidade de Intervenção (UI) e do Comando Territorial de Faro.

A operação contou também com o reforço de Equipas de Digital Forense da Guarda Nacional Republicana e com a participação de elementos da EUROPOL, bem como de elementos da Guardia Civil (Espanha) e da Arma dei Carabinieri (Itália).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *