Barreiro

Operação reabilita chaminé do Hospital de Nossa Senhora do Rosário

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) está a reabilitar a chaminé existente no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, que inclui a substituição das caldeiras existentes nesta instituição, num investimento de cerca de 240 mil euros.

O CHBM está a substituir as atuais caldeiras, ainda a vapor, por caldeiras de condensação, com aquecimento de água para as soluções de AQS (água quente sanitária) e aquecimento. Estes equipamentos são mais eficientes do que as caldeiras habituais, sendo possível alcançar ganhos de economia de energia na produção de energia térmica.

De acordo com o Administrador Hospitalar do Serviço de Instalações e Equipamentos do CHBM, Dr. José Carlos Freixinho, citado em comunicado, «a chaminé existente servirá de suporte às novas chaminés das caldeiras de condensação, mantendo-se assim a silhueta do edifício e preservando os elementos arquitetónicos existentes, sem qualquer nova construção para suporte das mesmas».

Esta obra dá continuidade às várias intervenções que têm vindo a ser realizadas ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo a quarta intervenção feita no âmbito do POSEUR, que prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos recorrendo a boas práticas de eficiência energética.

Ao abrigo deste Programa, o Hospital Nossa Senhora do Rosário já substituiu todas as lâmpadas e luminárias convencionais por tecnologia LED (investimento de mais de 435 mil euros); melhorou o isolamento das coberturas (investimento de mais de 900 mil euros); e substituiu 21 Unidades de Tratamento de Ar (UTA) e dois chillers (investimento de 1 milhão de euros).

Estão ainda previstas as seguintes medidas: colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos; novos fan coils para climatização das enfermarias; e instalação de um sistema de “gestão técnica centralizada” (GTC).

A candidatura do CHBM ao POSEUR tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no HNSR, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, melhorando as condições térmicas do edifício, e contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da Instituição. Prevê-se que o investimento com este Programa venha a ter um impacto na redução dos consumos do CHBM na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros/ano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *