AtualidadeDistrito de SetúbalJustiça

«Operação MOMO» levou a 51 buscas pela PSP por burlas ligadas à MBWAY

Uma investigação a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PSP, dirigida pelo DCIAP, de combate à criminalidade praticada com recurso à aplicação MB WAY, investigou factos suscetíveis de, em abstrato, configurarem crimes de burla, burla informática, falsidade informática ou acesso ilegítimo.

No âmbito da «Operação MOMO» foi dado cumprimento a 51 buscas, sendo 17 destas domiciliárias, com buscas realizadas nos concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal e contam com a colaboração dos Comandos de Santarém, Portalegre, Setúbal e da GNR.

No decurso da operação foram constituídos arguidos e sujeitos a TIR 11 suspeitos, e aprendidas várias dezenas de telemóveis, computadores portáteis e equipamento eletrónicos, cartões telefónicos e diversa documentação bancária e faturas de compras, considerados relevantes para a prova dos crimes em investigação.

A estratégia de investigação visa identificar, não apenas os autores materiais dos ilícitos, como também quem retirava dividendos da prática dos mesmos.

Neste mesmo âmbito, a PSP desencadeou em 5 de Junho, uma operação no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, com a colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, onde realizou 5 buscas e apreendido diversa prova relacionada com a prática dos ilícitos investigados.

Apurou-se, durante a investigação, 185 ocorrências criminais num total de 213.000 euros. Esta estrutura criminal organizava-se com base nas relações de parentesco, afinidade, co-titularidades de contas bancárias, partilhas de cartões SIM, ou proximidade geográfica.

Este tipo de ilícitos tem vindo a assumir valores muito relevantes, tendo a PSP registado desde o início de 2019 cerca de 3200 denúncias que provocaram prejuízos às vítimas superiores a 2,4 milhões de euros, subtraídos ilicitamente das contas bancárias das vítimas.

O maior volume de crimes verificou-se durante os primeiros quatro meses deste ano, chegando a ser registadas diariamente pela PSP mais de 35 ocorrências.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *