Covid-19País

‘Operação Luz Verde’ leva medicamentos hospitalares aos doentes

‘Operação Luz Verde’ é a designação de um novo serviço gratuito para os utentes e para os hospitais, no atual contexto de pandemia de COVID-19, que visa garantir a continuidade terapêutica dos doentes que se têm de deslocar aos hospitais para receber a sua medicação. Desta forma, será minimizado o risco de contágio para doentes muitas vezes já fragilizados, garantindo assim a continuidade da adesão à terapêutica.

Com o apoio institucional das Ordens dos Farmacêuticos e dos Médicos, e o envolvimento das associações setoriais, a ‘Operação Luz Verde’ assegura uma resposta articulada de médicos e unidades hospitalares com os operadores do circuito do medicamento (indústria, distribuidores e farmácias) para garantir a entrega de medicamentos habitualmente cedidos pelos serviços farmacêuticos hospitalares aos doentes assistidos em ambulatório.

Desta forma evitam-se as deslocações dos doentes aos hospitais onde são assistidos, em particular às unidades vocacionadas para resposta à pandemia da COVID-19, prevenindo, por outro lado, a interrupção da terapêutica por dificuldades ou impossibilidade de acesso aos serviços hospitalares.

«O governo deu ‘luz verde’ para os farmacêuticos poderem articular a entrega de medicamentos dispensados exclusivamente nos hospitais. Os doentes também já tinham manifestado a preferência por levantar a sua medicação nas farmácias comunitárias ou receber no domicílio. Com este novo serviço, garantimos que todos os doentes têm acesso aos medicamentos que costumam levantar nos serviços farmacêuticos hospitalares, com total segurança e maior conveniência.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *