Justiça

Operação ‘EAST SMOKE’ da GNR abrangeu distrito de Setúbal

A Unidade de Ação Fiscal da GNR, através do Destacamento de Ação Fiscal de Évora, levou a efeito no dia 24 de julho, uma operação de investigação criminal nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja, que resultou na detenção de quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 33 e os 52 anos, de diversas nacionalidades.

No âmbito de um inquérito que decorre há cerca de um ano, sob a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que tem por objeto a investigação de uma organização criminosa internacional que se dedica à produção e comercialização fraudulenta de tabaco.

Os militares levaram a efeito a operação com o objetivo de proceder ao desmantelamento de uma célula de ligação internacional, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização.

Para o efeito, foi dado cumprimento a 15 mandados de busca, doze domiciliárias e três não domiciliárias, destacando-se as seguintes apreensões: 28.241 cigarros; 21,5 quilos de tabaco de corte fino; mais de 1,2 milhões de filtros para a produção de cigarros; 2 veículos; 1 veículo trator; 1 semirreboque e diverso material informático e de telecomunicações.

No decurso da investigação tinham já sido apreendidas 12 toneladas de tabaco de corte fino, o suficiente para produção de mais de 12 milhões de cigarros, estimando-se evasão ao imposto especial sobre o consumo de tabaco e IVA, em cerca de 2,5 milhões de euros.

Aos arguidos detidos, foram-lhe aplicadas, como medidas de coação, apresentações periódicas obrigatórias. Foram ainda constituídos arguidos outros dois indivíduos, assim como três pessoas coletivas.

Face à dimensão transnacional dos ilícitos investigados, que tem ramificações a outros países europeus, foi necessário acionar os mecanismos de cooperação policial internacional, tendo a operação beneficiado do apoio e do patrocínio da EUROPOL.

A operação envolveu cerca de 60 militares da Unidade de Ação Fiscal, contando com o reforço da Unidade de Intervenção e dos Comandos Territoriais de Beja e Évora, assim como da Polícia de Segurança Pública.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *