AtualidadeDistrito de Setúbal

Operação conjunta remove cabo submerso e protege pradaria de cavalos-marinhos no Sado

Uma ação conjunta do Porto de Setúbal APSS, da Ocean Alive, da Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) e da Capitania do Porto de Setúbal, permitiu a remoção de um cabo submerso com cerca de 200 metros, que servia de base à ancoragem de embarcações, na zona de Soltróia, no rio Sado.

O cabo, instalado há vários anos, acabou por entrar em contacto com uma pradaria marinha em fase de desenvolvimento que poderia causar danos, e levou à sua remoção.

A intervenção foi realizada no dia 9 de fevereiro, e constou de três fases de mergulho: a primeira para remover cavalos-marinhos do cabo e proceder à sua contagem, bem como remover outros seres marinhos de maiores dimensões, a segunda para retirar o cabo para terra e, finalmente, a terceira para devolver os cavalos-marinhos ao seu meio, colocando-os na pradaria de onde foram retirados.

DR – APSS

Este tipo de operações enquadra-se na política de sustentabilidade ambiental preconizada para o Porto de Setúbal, que foi o primeiro porto ibérico a receber a certificação ECOPORT, pela ESPO – European Sea Ports Organisation, para além de promoverem o reforço da ligação entre o porto, a cidade e a sua população, bem como a defesa do rio Sado.

A qualificação destas infraestruturas de atracagem temporária no Estuário do Sado, bem como a sua integração com a envolvente natural, corresponde a um esforço da APSS, com o apoio de vários parceiros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *