DesportoMundoPaísSesimbra

Open Ibérico de Aeromodelismo na Quinta do Conde

O Parque da Várzea, na Quinta do Conde, recebeu o 10.º Open Internacional e o 1.º Open Ibérico de Aeromodelismo. No Open Ibérico, os melhores classificados foram os portugueses Rafael Sousa (acrobacias) e Tiago Soares (júnior). O Diário do Distrito falou com Amílcar Contente, deste clube. Foram «resultados muito expressivos para Portugal que colocou em todos os Pódios Pilotos nacionais, tanto na classe Sénior como nos Juniores, o que significa que Portugal é muito forte nesta modalidade».

Foi neste parque, que já recebeu alguns eventos deste género, que os participantes lançaram as suas aeronaves. Estas “rasgaram” os céus para agrado do público que estava a assistir. Nos dois Opens organizados na Quinta do Conde, os participantes foram divididos nas seguintes categorias: seniores, juniores e iniciantes. Cada uma destas categorias distinguiu os melhores participantes.

Provenientes não só de Portugal, mas também do estrangeiro. Esta foi uma oportunidade de ouro para mostrar, ainda mais, esta modalidade aos outros. Aeromodelistas de várias idades e classes sociais participaram neste evento. Nesta competição, a camaradagem entre os participantes e a beleza dos aviões usados foram os principais pontos destes dias. Os participantes distinguiram-se tanto através das acrobacias realizadas como da precisão com a qual manobravam as aeronaves. Também havia maquetas.

O aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos de aeronaves e espaçonaves. Os participantes foram avaliados pelos juízes Serge Delabarde (francês), Luís Valério (português) e Enrique Leddo (espanhol). Ambas as provas foram organizadas pelo CLP Control Line Portugal, um clube local fundado em 2010. Este é um clube e aeromodelismo de voo circular com sede na localidade. Nas iniciativas que organizam, os jovens podem ver como voam os aviões e os diferentes tipos de aviões existentes (elétricos ou com motores de combustão).

«O fim de semana correu muito bem. O nosso Clube conseguiu inscrever nas provas do circuito mundial organizado pelo organismo internacional FAI (Federação Aeronáutica Internacional) uma prova da Taça do mundo na categoria de acrobacia que decorreu na nossa pista na Qta do Conde situada no parque da Várzea. O espaço que temos tem uma lotação máxima de 14 concorrentes e conseguimos atingir o máximo da nossa lotação. Com pilotos provenientes de França, Espanha e Portugal. Neste mesmo evento organizamos simultaneamente. Um troféu ibérico de onde foram eleitos os campeões ibéricos, e um evento Word Cup que tal como referi é uma prova internacional a contar para o ranking da Taça do Mundo», disse.

A junta de freguesia da Quinta do Conde também esteve envolvida neste 10.º Open Internacional e 1.º Open Ibérico de Aeromodelismo. Durante o último fim-de-semana, estas provas trouxeram até a Quinta do Conde aeromodelistas oriundos de Portugal, Espanha e França. Para os participantes, estes dois eventos foram inesquecíveis. «É um orgulho imenso recebermos de todos os participantes rasgados elogios à organização, e ao local onde realizamos o evento que tem um enquadramento paisagístico muito bonito, bem preservado que faz toda a diferença de outras pistas espalhadas pelo mundo», considera Contente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *