Sociedade

ONU alerta para disseminação de drogas sintéticas em todo o mundo. “Consequências desastrosas”

Relatório do Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime.

A ONU alerta para a disseminação de drogas sintéticas, referindo que a “produção barata, rápida e fácil” de drogas sintéticas transformou profundamente muitos mercados em todo o mundo, apontando para “consequências desastrosas”.

O fentanil, um opióide sintético 50 vezes mais potente do que a heroína, “mudou radicalmente o consumo de opióides na América do Norte”, escreveu o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC, na sigla em inglês), num comunicado que acompanha a publicação do seu relatório anual.

Em 2021, a maioria das mortes por overdose nesta região foi atribuída a opióides. E é provável que a produção dessas substâncias venha a aumentar ainda mais, segundo com a organização sediada em Viena, capital da Áustria.

A UNODC alertou ainda para o impacto da guerra na Ucrânia, com “alguns indícios de que poderia desencadear uma expansão do tráfico de drogas sintéticas, dada a experiência existente e os grandes mercados que se desenvolvem na área”.

A ONU refere também a situação no Afeganistão, onde o declínio esperado do cultivo da papoila do ópio, proibido pelo regime talibã, poderá levar a uma mudança para o fabrico de metanfetaminas.

O país é já um dos principais produtores deste estimulante viciante, que continua a ser a “principal droga sintética fabricada ilegalmente no mundo”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *