Distrito de Setúbal

Onda de calor obriga implementação de medidas no Parque Natural da Arrábida

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal, em conjunto com as subcomissões de Saúde, Segurança e Defesa da Floresta Contra os Incêndios, determinou que, enquanto vigora a situação de alerta de perigo de incêndios declarada pelo governo, o Parque Natural da Arrábida irá contar com medidas extraordinárias, para combater os riscos de fogo na reserva natural de Setúbal.

As medidas, que estão em vigor a partir desta sexta-feira até dia 15 de julho, vão proibir a paragem ou o estacionamento de carros na zona do Parque Natural da Arrábida. Apenas moradores podem escapar a esta regra de prevenção aos fogos. Parques de merendas como o da Gâmbia, Pontal de Musgos e do Alambre, também se encontram fechados ao público durante o período de alerta, anunciado pelo Estado Português.

O serviço Municipal de Gestão de Combustíveis e Riscos Florestais, vão cessar as suas atividades durante os próximos dias, incluindo o serviço de desmatações coercivas. A proteção civil está a acompanhar a evolução da situação atual, nomeadamente em termos do dispositivo, que já se encontra no terreno, que possibilita a revisão das medidas adotadas, caso a situação de alerta se agrave.

Enquanto perdurar o calor a Proteção Civil aconselha os munícipes de Setúbal a procurar ambientes frescos e a ingerir regularmente líquidos, em particular água ou sumos de fruta natural sem açúcar. Acrescentam ainda que deve-se evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e aplicar de duas em duas horas e após os banhos, um protetor solar com fator igual ou superior a 30.

Além dos conselhos é recomendada a atenção especial para grupos mais vulneráveis, da sociedade, ao calor intenso que se espera até dia 15 de julho. Crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior e praticantes de atividade física, devem ter cuidados extra e manterem-se hidratados.

As leis extraordinárias que estão em vigor vão ser inspecionadas e fiscalizadas pelas autoridades competentes ao serviço, de modo a garantir a segurança da população e do ambiente nestes dias atípicos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *