AtualidadeDistrito Setúbal

Onda de calor extremo pode chegar a Portugal este fim-de-semana

- publicidade -

O aviso está a ser feito por vários grupos de meteorologia nas redes sociais, de possível canícula no próximo fim-de-semana, com uma onda de calor extremo a atravessar o território continental.

«Neste momento tanto o modelo americano como o Alemão a simular um cenário de calor excessivo e extremo em boa parte do território continental, um autêntico disparate de #calor, com estas cartas, poderá cair o recorde de temperatura máxima absoluta em Portugal e Espanha» refere o grupo Luso Meteo.

No seu site, explica ainda que «uma massa de ar quente vinda de África começa a entrar na Península Ibérica e é possível que no dia 9 já se atinjam os 40 graus no Alentejo».

Já o Meteo Alerta refere que «a partir desta sexta-feira, dia 9 de Julho, teremos uma subida muito acentuada da temperatura em todo o Continente.

 Vamos ter máximas que facilmente vão superar os 40ºC em especial a Sul do Vale do Tejo até aos Interior do Algarve, nessa zona referida podem mesmo acontecer máximas de 43ºC a 46ºC, o que já é um calor preocupante e de impacto sério na saúde de pessoas mais vulneráveis. As mínimas vão ser igualmente altas no Interior Sul onde podem nem baixar dos 25ºC. O Norte apesar de ser o local menos afetado pode ver facilmente máximas entre os 35ºC e os 40ºC em especial no Interior.»

O grupo alerta ainda para que «estamos a falar de valores máximos perto de valores históricos em alguns locais do Centro e Sul, existe algumas simulações de modelos que colocam até máximas perto dos 48ºC/49ºC mas esses valores são mais prováveis de ocorrer no Sul de Espanha.

Modelo de previsão para domingo, 11 de Julho

Para já os dias mais preocupantes de calor vão ser o Fim de Semana de 10 e 11, devendo haver depois uma diminuição gradual desses valores mais extremos de temperatura.

Os Distritos mais afetados por valores entre os 40ºC e os 46ºC vão ser, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.»

No entanto ambos os grupos frisam que «estamos apenas a falar em tendências, que poderão ou não concretizar-se».

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não refere valores tão elevados, mas aponta para uma subida acentuada das temperatura para o próximo fim-de-semana, a rondarem os 35ºC no distrito de Setúbal.

Previsão a dez dias do IPMA

- publicidade -

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo