Atualidade

OMS lança alerta vermelho para vírus altamente contagioso “semelhante ao ébola” e com taxa de mortalidade de 88%

A Organização Mundial de Saúde lançou um alerta sobre o vírus de Marburg que desencadeia febre hemorrágica. Esta doença altamente contagiosa é transmitida aos humanos por via de morcegos que consomem frutos. O vírus pode circular por contacto direto com fluidos corporais de pessoas infetadas ou superfícies e materiais contaminados.

O vírus semelhante ao Ébola foi detetado num paciente que morreu desta doença na Guiné-Conacri.E muito embora não existam vacinas ou tratamentos antivirais para tratar este vírus,  há tratamentos para os sintomas específicos da doença que podem salvar os pacientes.

“Gueckedou, onde Marburg foi confirmado, é a mesma região onde os casos do surto de Ébola em 2021 na Guiné-Conacri, bem como o surto de 2014-2016 na África Ocidental, foram detetados inicialmente”, adianta a OMS em comunicado reproduzido pela CNN.

“Amostras retiradas de um paciente já falecido e testadas por um laboratório de campo em Gueckedou, bem como pelo laboratório nacional de febre hemorrágica da Guiné, deram positivo para o vírus de Marburg. Uma análise posterior do Instituto Pasteur no Senegal confirmou o resultado”, completou.

Dez especialistas da OMS estão a acompanhar autoridades sanitárias locais no terreno para investigar as pessoas que tenham tido contacto com o paciente infetado.

A OMS também lançou uma campanha de sensibilização:  “Aplaudimos o alerta e a rápida investigação por parte dos profissionais de saúde da Guiné. A possibilidade do vírus Marburg se espalhar por toda a parte significa que precisamos de o deter”, reiterou Matshidiso Moetidisse, diretor regional da OMS em África.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *