Covid-19Destaque

OMS diz que mundo está em colapso no combate à Covid-19

Tedros Adhanom deixou fortes críticas aos governantes dos países mais ricos devido às vacinas contra a Covid-19.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o mundo não está a conseguir controlar a pandemia da Covid-19. Foi no 148ª sessão do Conselho Executivo da OMS que o Tedros avançou que “Tenho que ser franco: o mundo está à beira de um fracasso moral catastrófico, e o preço deste fracasso será pago com vidas e o sustento nos países mais pobres“, realçando que 25 doses da nova vacina contra a Covid-19 foram administradas num país pobre.

O diretor da OMS referiu ainda que 39 milhões dessas vacinas foram dadas em pelos menos 49 países ricos. Tedros Adhanom diz que tudo está a falhar devido a “alguns países e farmacêuticas priorizarem acordos bilaterias“, o que vai deixando os países mais pobres para trás. Mas Tedros não ficou por aqui, salientou ainda que as empresas estão a tentar contornar a rede de distribuição universal Covax, elevando preços e a tentar saltar para a fila da frente na distribuição das doses.

A OMS é a promotora da rede Covax, espera iniciar já no próximo mês a entrega de vacinas contra a Covid-19 nos países mais pobres. Estão reservadas dois mil milhões de doses em cinco farmacêuticas.

O diretor da OMS teceu fortes críticas aos governantes dos países mais ricos, dizendo “não é correto que adultos mais jovens e saudáveis em países ricos sejam vacinados antes de profissionais de saúde e idosos em países mais pobres“,


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *