OMS alerta que pulverizar desinfetante nas ruas e mercados não elimina a covid-19

A Organização Mundial da Saúde voltou a alertar os países com a pandemia que é totalmente ‘inútil’ a pulverização com desinfetante nas ruas e mercados, pois a ação não resulta nem elimina a covid-19 e é perigoso para a saúde pública

publicidadeGearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion
Tempo de Leitura: < 1 minuto

São muitas as imagens que se vão propagando pelas redes sociais e comunicação social a dar conta de várias pulverizações com desinfetante nas ruas e mercados de vários países. Este sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), voltou a alertar os países para o perigo que é pulverizar ou fumigar desinfetante nas ruas e sublinhou que a medida é desnecessária e não elimina a covid-19.

“A pulverização ou fumigação de espaços exteriores, como ruas ou mercados, não é recomendada para destruir o novo coronavírus ou outros agentes patogénicos porque é inativada pela sujidade”, explicou a OMS. “Mesmo em caso de ausência de matérias orgânicas, é pouco provável que a pulverização química cubra corretamente todas as superfícies durante o tempo de contacto necessário para inativar os agentes patogénicos”, afirma.

A OMS deixou ainda outro aviso sobre as ruas e os passeios “não são considerados reservatórios da infeção do covid-19”, alertando que a “pulverização de químicos pode ser perigosa para a saúde pública”.

Já para os espaços interiores a OMS adianta que “se for preciso aplicar desinfetantes, convém fazê-lo com um pano ou toalhete embebido em desinfetante”.

Por fim deixou o apelo para que “nunca sejam pulverizadas pessoas”, pois tal não reduz a capacidade de um infetado propagar o vírus por gotículas ou contacto.

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome