Atualidade

Olhe para o céu esta noite durante sete minutos

Todos gostamos de olhar para o céu a determinada altura, e imaginar o que se passa no espaço infinito.

Mas esta noite poderá olhar e procurar algo especial: a passagem da Estação Espacial Internacional que cruzará a Península Ibérica de noroeste a sudeste e provocará um brilho intenso, pelo que será facilmente identificável.

Segundo os dados disponibilizados pelo grupo Meteo Trás os Montes, a Estação Espacial vai ser visível entre as 20h30 até 20h37, na direção NO  NNL LSL / Altitude 10° 81° 10°.

Orbitando cerca de 420 km acima da Terra, a Estação Espacial Internacional (ISS) é uma maravilha da engenharia e demonstra o que a união das nações pode alcançar em torno de um objetivo comum.

Trata-se de um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011, e tem sido permanentemente habitado há mais de 20 anos, tendo já albergado mais de 242 astronautas e turistas espaciais.

Com mais de 100 metros de largura e mais de 70 metros de comprimento, a ISS também é bastante visível aqui da Terra, e por isso  basta olhar para o local certo no momento exacto para ser visível a olho nu, como uma estrela brilhante a cruzar o céu.

Mas se hoje não conseguir ver, sabia que a ISS completa uma órbita ao redor da Terra a cada 90 minutos e para saber quando ela estará visível na sua região, a Nasa tem um site chamado ‘Spot the Station‘, que mostra a data, horário, duração e coordenada da próxima oportunidade de visualização.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *