CulturaDistrito de Castelo Branco

Oleiros mostram arte de rua às populações

O convite partiu da Câmara Municipal de Oleiros a duas artistas locais.

“Arte à Porta” é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, que convidou duas artistas a retratarem a história do concelho em vários murais existentes na vila.

Rosa Afonso e Rosário Bello foram as artistas convidadas que aceitaram o desafio de retratarem toda a arte em murais importantes que estão espalhados pela vila e assim dar um roteiro de arte em alturas mais difíceis aos habitantes da vila de Oleiros.

A artista Rosa Afonso assina um desses murais como uma história de um jesuíta oleirense que rumou em 1964 para o Tibete, sendo o primeiro europeu a chegar a terras de tibetanos. Rosa lembra o desafio que agarrou e expôs a sua ideia na parede: “Estava a pintar uma das portas, quando fui desafiadas pelo presidente da Câmara a elaborar um painel sobre a aventura do padre António Andrade“, a artista que conta com um atelier em Oleiros há 32 anos.

A obra fica situada na subida para a Igreja Matriz numa parede de xisto situada na Rua Dr. Francisco de Albuquerque. Outra artista convidada foi Rosário Bello, que teve a cargo o mural da entrada do edifício das Devesas Altas, nesta obra a artista pintou tudo o que está ligado à identidade e histórias do concelho, como ribeiras, a agricultura, o lenhador, as uvas do Vinho Callum, os potes de barro, as pontes entre outros momentos que fazem recordar gerações.

Idealizei o painel com os elementos que o município me forneceu e a partir daí foi feita a composição. Tive a liberdade total e sinto-me muito satisfeita por, embora ter uma dezena de murais expostos em Castelo Branco, Nisa e Idanha-a-Nova, ter uma obra minha exposta em Oleiros“, disse.

Oleiros foi homenageada ainda com a pintura da padroeira da vila, Nossa Senhora da Conceição, que está pintada na traseira da Igreja Matriz e é um trabalho de Odeith, graffiter português internacionalmente premiado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *