Economia

OCDE prevê crescimento da economia portuguesa em 2023 e revê inflação em baixa

A ajudar, para além do PRR e as ajudas dadas pelo Estado estarão também as exportações, tal como já se verificou no primeiro trimestre deste ano.

A economia portuguesa deverá crescer 2,5% em 2023, desacelerando no próximo ano para um crescimento de 1,5%, segundo as previsões apresentadas esta quarta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que revê assim em alta as suas previsões para Portugal depois de em Novembro de 2022 ter apontado para um crescimento de apenas 1% este ano e de 1,2% no próximo.

A OCDE aponta o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) como impulsionador do investimento público e da actividade económica, mas alerta que existe o risco de o crescimento do país ser menor caso ocorram atrasos na sua implementação. Por outro lado, alerta ainda, o PRR pode retardar a queda da inflação depois de esta ter atingido níveis historicamente elevados.

A OCDE acredita que as sucessivas subidas das taxas de juro por parte dos bancos centrais vai permitir que a pressão inflacionista desacelere, com a taxa de inflação em Portugal a chegar aos 5,7% em 2023 e 3,3% em 2024.

Recorde-se que a taxa de inflação em Portugal, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), atingiu uma média de 7,8% em 2022, um máximo de 30 anos. Apesar da confirmação de que a inflação está a abrandar, a OCDE destaca que estes valores vão penalizar as famílias, “reduzir o poder de compra” dos portugueses e afectar o crescimento do consumo. Uma penalização que só não será maior porque, sublinha a OCDE, as medidas de apoio orçamental tomadas pelo Governo permitiram atenuar esse efeito.

A ajudar a actividade económica, para além do PRR e as ajudas dadas pelo Estado estarão também as exportações, tal como já se verificou no primeiro trimestre deste ano. “Os gastos do PRR, as medidas de apoio orçamental no valor de cerca de 3,7% do PIB em 2023 e o aumento da actividade com parceiros comerciais estão a apoiar a actividade. O PIB cresceu 1,6% trimestralmente no primeiro trimestre de 2023, impulsionado significativamente pelo forte crescimento das exportações”, sublinha a OCDE.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *