BarreiroCultura

Obras de René Bertholo patentes no Hospital de N. S. do Rosário

O Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro dispõe de um alargado património cultural nas suas instalações, do qual fazem parte um conjunto de 6 esculturas de René Bertholo, gentilmente recuperadas com o apoio de vários mecenas.

Estas esculturas foram inauguradas, de forma simbólica, estando agora visíveis para que possam ser apreciadas pelos profissionais, utentes e comunidade em geral.

As coloridas esculturas de cimento foram instaladas em 1983 em quatro pátios interiores, espaços fechados, mas ao ar livre, razão pela qual apresentavam intenso desgaste, fraturas e perda de cor, necessitando de recuperação.

Com o apoio do jornalista e crítico de arte português Alexandre Pomar, da Fundação Carmona e Costa, da Fundação Oriente, da Galeria Ratton e da Liga de Amigos do Hospital Distrital do Barreiro foi possível realizar a intervenção para conservação deste património cultural. Também o Centro Hospitalar contribuiu para o restauro de uma escultura.

René Bértholo foi um artista plástico português, com uma longa e multifacetada carreira centrada sobretudo na pintura e na escultura.

Estas esculturas, que são particularmente relevantes no seu itinerário criativo, têm um carácter lúdico, surgindo como imagens populares e fragmentos de ficções.

Além das obras de René Bertholo, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário existe ainda uma escultura de Artur Rosa no exterior da Instituição, uma pintura de Carlos Calvet na entrada principal e um vitral de Sá Nogueira na Capela.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *