AtualidadePaís

Obras de Bordalo II apontam dedo a abusos sexuais na Igreja Católica

O artista Bordalo II mostrou, nas suas redes sociais, quatro instalações artísticas realizadas em igrejas, de uma série chamada “Cruzes. Credo. Canhoto”, que faz parte do trabalho “Provocative” – peças efémeras com que Bordalo II “invade” o espaço público para chamar a atenção para algum tema da actualidade que considera pertinente.

Esta série de imagens, que entretanto já não estão disponíveis nas respectivas igrejas, aponta o dedo à Igreja Católica e aos casos de abusos sexuais que têm vindo a público.

Dois sinais de trânsito colados na porta de uma igreja que avisam que é proibida a entrada a maiores de 18 anos e a crianças acompanhadas, um crucifixo coberto por bonecos de peluche, um crucifixo onde a figura de Cristo foi substituída por um boneco, e um outro sinal de trânsito onde um padre parece controlar duas marionetas que são crianças.

“Quantos predadores sexuais e molestadores de crianças haverá escondidos atrás de cortinas douradas? Aparentemente, nunca os suficientes para fazer a Igreja e os seus crentes tomar uma posição séria”, afirma o artista na legenda da publicação.

“À semelhança do que acredito ser o dever da sociedade, também nós artistas temos que usar a nossa voz para defendermos aquilo que está certo e aqueles que não se conseguem defender. Temos que adoptar uma atitude crítica, principalmente em temas tabu como este e ser parte activa da mudança”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *