AtualidadeDistrito de SetúbalSondagem

O último dos piqueniques: Parque da Comenda fechado

O Parque de Merendas da Comenda na cidade de Setúbal, está agora fechado e inacessível aos cidadãos.

Esta segunda feira a população foi surpreendida com a colocação de dois portões nas entradas do espaço, e neste momento há também vedação a circundar todo o espaço de lazer, onde a população se juntava em família para momentos domingueiros de lazer, churrasco e de piqueniques.

O Diário do Distrito sabe que quando foram colocadas as vedações esta terça-feira, estava algum aparato no local, com cidadãos no “interior do parque”, bem com agentes da Polícia Marítima. O DD procurou saber algumas informações junto das autoridades competentes, mas até ao momento não foi possível obter qualquer declaração.

Para além da já comum indicação de “Propriedade Privada”, há também a indicação de que ali nascerá o “Arqueosítio da Comenda – o futuro Centro Interpretativo”. Lembre-se que entre o Parque de Merendas e a foz da ribeira da Ajuda, existem vários vestígios da época romana, de que se destacam espaços associados a um balneário e a instalações de salga de peixe, do complexo urbano-industrial que funcionou na região entre os séculos I e V d.c., considerado o mais importante centro de produção de conservas de peixe do mundo romano ocidental.

Quanto à afixação destes cartazes que dão conta de “possíveis escavações”, o Diário do Distrito está a contatar a a Direção Geral do Património Cultural, para tentar obter algumas informações adicionais sobre o futuro Arqueosítio da Comenda.

Este espaço está incluído no território da Herdade da Comenda, que ocupa cerca de 6 hectares espalhados pela Serra da Arrábida, Herdade que desde que foi adquirida por privados, tem vindo a servir de mote para fechar trilhos, alguns usados em provas de BTT de relevo nacional, fechar o acesso aos Caminhos de Santiago que cruzam a região, e até vedar o acesso à Capela de São Luís, que está agora encerrada por se encontrar na dita propriedade privada.

Lembrar que a colocação de arame farpado laminado em vários caminhos pela serra tem sido um dos temas mais polémicos desde a compra da Herdade da Comenda. De recordar também a intervenção que os novos donos do espaço fizeram na zona de estacionamento da Praia de Albarquel, pouco tempo antes do arranque da época balnear.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *