Parceiros
Mundo

O teu gato pode ser um alien

Esta afirmação remete-nos para a Polónia – é lá que se desenvolveu um estudo, num instituto científico, de que os gatos domésticos – os “Felis catus” – são uma “espécie invasora alienígena”.

Wojciech Solarz, biólogo na estatal Academia de Ciências da Polónia é o causador desta afirmação polémica e referencia a “caça” dos gatos aos pássaros e a outros animais selvagens como parte da justificação.


Porém, a conclusão não foi bem recebida pelos amantes destes bichinhos. A classificada “espécie alienígena” é o número 1.787 e é tão apreciada na Polónia que, após o falecimento, é honrada em cemitérios próprios de cães e gatos.

O biólogo defende-se ao afirmar que a sua conclusão surge após serem estudados os efeitos negativos dos gatos domésticos na biodiversidade – facto que advém da caça que fazem – e realça a sua posição com o critério de inclusão nas espécies invasoras alienígenas “cumprido a 100%” pelos gatos.

Na TVN, uma televisão independente, existiu uma troca de argumentos entre Solarz e Dorota Suminska, autora do livro “The Happy Cat”, onde esta última aponta várias outras causas para a diminuição da biodiversidade – entre elas, a poluição, as fachadas de edifícios e, ainda, o próprio homem.

O instituto polaco já escreveu uma nota para clarificar a sua posição quanto à controvérsia, onde se expõe como contra “qualquer crueldade para com os animais” e informou, ainda, que a classificação dada aos gatos “ia de acordo com as orientações da União Europeia”.

O gato doméstico remete-nos às civilizações do Antigo Médio Oriente, há 10 mil anos atrás, tornando a espécie estranha à Europa, do ponto de vista científico.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.