Cantinho da Bicharada

O seu gato tem um guizo na coleira? Se não quer problemas, tire

Os guizos nas coleiras dos gatos podem ser prejudiciais para a saúde do animal, pois causam diversos problemas.

Os guizos nas coleiras dos gatos podem ser prejudiciais para a saúde do animal, pois causam diversos problemas. Uma publicação no Facebook, mais tarde confirmada pelo Polígrafo, deu cinco motivos para tirar imediatamente o guizo do seu gato:

1. “Não permite ao gato manter seu comportamento natural. Porque os gatos são predadores silenciosos. Nas suas brincadeiras de caça ou mesmo com fita, causa-lhes stress extremo;

2. Barulho contínuo pode levar a surdez;

3. Aumento da agressividade. Mesmo a dormir, ao mudar minimamente de posição, o barulho do guizo é constante e acorda o animal, deixando-o mais irritadiço;

4. É anti-natural e desnecessário, causa stress e desconforto e sentimentos de insegurança para o gato;

5. Problemas físicos. Com aumento do cortisol (hormona do stress) existe a imunodepressão, ou seja, o gato em stress fica doente porque o seu sistema imune está deficiente”.

O médico veterinário e especialista em Comportamento Animal, Gonçalo da Graça Pereira, confirmou ao Polígrafo que os guizos nas coleiras dos gatos são extremamente prejudiciais devido ao “ruído e vibração constante”, que causa stress contínuo.

Isto liberta uma hormona, cortisol, que é “responsável por uma depressão do sistema imunitário”. Daí podem surgir “doenças virais, bacterianas, entre outras”.

Muitas pessoas colocam guizos na coleira dos gatos para saber onde está o animal. Gonçalo Pereira refere que “temos de compreender porque é que precisamos de localizar o animal. Porque ataca? Se assim for, deve ser tratado. Colocar o guizo não vai resolver, pode criar mesmo uma maior ansiedade e frustração no gato”.

Já sabe, tire o guizo da coleira do seu gato.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *